O curso
O curso de Terapia Ocupacional promove uma formação baseada no conhecimento científico, na cultura empreendedora e inovadora, na humanização do serviço, com vistas a intervir nos da saúde.
O curso se alicerça nas práticas relacionadas as atividades da vida diária, recursos terapêuticos, práticas corporais e tecnologias assistivas nas diversas ambiências profissionais da Terapia Ocupacional, sendo assim a matriz curricular se estrutura, em primeiro na base formativa, após, os instrumentos práticos da Terapia Ocupacional, juntamente com as ambiências e por fim os estágios que fecham o ciclo da formação.
Perfil Acadêmico e Profissional do Egresso
Desenvolver o perfil generalista, humanista, critica e reflexiva, capaz em atuar no campo clinico terapêutico e preventivo das práticas de terapia ocupacional.
Reconhecer a atuação em todas suas dimensões profissionais pautado em princípios éticos e com base no rigor cientifico e intelectual.
Conhecer métodos e técnicas atualizadas com a devida ética cientifica e empenhar na produção e divulgação de pesquisas, trabalhos e informações na área da Terapia Ocupacional.
Conhecer os fundamentos históricos filosóficos e metodológicos da Terapia Ocupacional e seus diferentes modelos de intervenção e atuação.
Atuar na Terapia Ocupacional com base nas competências socioemocionais, equilíbrio emocional, empatia, capacidade crítica, criatividade, foco, proatividade, argumentação.
Interagir com outros campos de conhecimento a fim de compreender criticamente os fenômenos biológicos, sociais, econômicos, culturais e políticos fundamentais ao exercício da cidadania e da profissão.
Interagir de maneira interprofissional com fins de potencializar a intervenção conjunta com os diversos profissionais da saúde, sem perder de vista as especificidades da Terapia Ocupacional.
Participar da constituição e operação das políticas de saúde e sociais, setoriais e intersetoriais, com ressalte as voltadas para o Sistema Único de Saúde-SUS.
Diferenciais do Curso
O curso tem como diferencial a Interprofissionalidade, um dos principais instrumentos do contexto da prática profissional na Terapia Ocupacional. O trabalho em conjunto com canais de comunicação entre a equipe de profissionais da saúde, dentre eles, o Terapeuta Ocupacional, é uma das estratégias que poderá trazer o sucesso nas intervenções terapêuticas, assim, com uma formação que coloca em ressalte a Interprofisisonalidade, o Univag, coloca no mercado profissionais que vão além do comumente ofertado na área.
O terapeuta ocupacional inserido na equipe Interprofissional pensa na saúde á partir dos determinantes sociais, com olhar voltado ao indivíduo e suas necessidades globais e não somente no processo da doença.
Mercado de trabalho
Espaços públicos e privados de ambulatórios, clinicas, hospitais, centro de reabilitação, unidades básicas de saúde, instituições de idoso, creches.
Titulação
Bacharel em Terapia Ocupacional
Modalidade
Presencial - Matutino e Noturno
Ao Vivo - Noturno
Digital
Duração
8 semestres