Sobre o Curso

Curso

O Curso de Serviço Social do UNIVAG fundamenta-se na leitura crítica da sociedade e das instituições, possibilitando através da formação profissional, o convívio entre as várias formas de pensamento do mundo contemporâneo, proporcionando as possibilidades e limites na proposta teórica, visualizando o campo de interesse profissional de maneira a organizar o conhecimento à formação do(a) Assistente Social. A nova proposta do projeto do curso de Serviço Social do UNIVAG, segue as diretrizes nacionais como eixo fundante da formação profissional generalista, diante das categorias Trabalho e Questão Social na centralidade do debate, buscando garantir o pluralismo e reforçar o materialismo histórico dialético como eixo epistemológico. Com isso, a proposta de formação profissional do curso de Serviço Social do UNIVAG, segue os princípios e as diretrizes indicadas pelo PDI Institucional e pela ABEPSS (Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social) que fundamentam a formação profissional.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Serviço Social

O Egresso é preparado profissionalmente com uma formação generalista, pautada na construção de um profissional crítico empreendedor, com  competência e habilidades no enfrentamento da questão social em suas multifacetadas expressões.

Diferenciais do curso

Formar profissionais com competência teóricometodológica, éticopolítica e técnico-operativa como requisitos fundamentais para o exercício profissional a fim de compreender o código de ética em seus direitos e deveres pautados nos seus princípios fundamentais como: reconhecimento da liberdade; defesa dos direitos humanos, consolidação da cidadania; aprofundamento da democracia; em favor da equidade e justiça social; eliminação de todas as formas de preconceito; garantia do pluralismo; nova ordem societária; articulação com os movimentos sociais; exercício profissional sem ser discriminado, nem discriminar.

Mercado de Trabalho

O Serviço Social é uma das profissões que mais crescem. Atualmente no Brasil temos cerca de 120 mil profissionais registrados nos Conselhos Regionais do Serviço Social (CRESS), sendo o segundo país com maior quantidade de assistentes sociais, perdendo apenas para os Estados Unidos. Diante das transformações societárias no mundo do trabalho e com um intenso quadro de necessidades sociais e econômicas, emerge um alto índice de desigualdade social, população em estado de vulnerabilidade social, e em situação de violação de direitos. No mundo contemporâneo as empresas também são chamadas a desenvolver a Responsabilidade Social, espaço fortemente preenchido pelo Serviço Social. Assim, assistentes sociais desenvolvem o seu fazer profissional nas seguintes áreas: Seguridade Social (Saúde, Previdência Social e Assistência Social), Educação, Habitação, Política Agrária, Direitos Humanos, Instituições Públicas e Privadas, Organizações do Terceiro Setor e Autarquias.

Titulação
Bacharel em Serviço Social

Turno
Matutino e Noturno

Modalidade
Presencial, Ao Vivo e Digital

Duração
8 semestres

 

Ato Legal
Portaria nº 21, de 12.03.2012