Sobre o Curso

Curso

O curso de Farmácia do UNIVAG possui como fundamento metodológico a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e forma profissionais generalistas com competências e habilidades para exercer funções na área de Fármacos, Medicamentos, Indústrias, Análises Clínicas, Alimentos e Instituições de pesquisa.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Farmácia

Os farmacêuticos egressos poderão atuar em toda a cadeia produtiva de fármacos e medicamentos, cosméticos e produtos de higiene pessoal, desde a manipulação/fabricação até a dispensação à população; em laboratórios de análises clínicas poderão emitir pareceres e laudos bioquímicos, hematológicos, etc, realizar análises envolvendo biologia celular e molecular, bem como análises toxicológicas; na indústria alimentícia, poderá realizar o controle de qualidade das matérias-primas e do produto final e na verificação da contaminação de produtos alimentícios e agropecuários; no setor agrícola poderá atuar no desenvolvimento e produção de medicamentos para o uso veterinário; formando farmacêuticos qualificados para ocuparem seu lugar no mercado de trabalho.

Os currículos do Curso de Farmácia sofreram mudanças visando fornecer ao aluno uma maior abrangência de conhecimentos inerentes ao desempenho do Farmacêutico nos mais variados campos de atuação no âmbito das suas habilitações. Após aprovação da Lei de Diretrizes e Bases – LDB, de 20/12/1996 e Resolução CNE 02/2002, iniciou-se uma nova fase no cenário da Educação Farmacêutica. A formação de farmacêuticos focados no medicamento, na análise de alimentos e no diagnóstico laboratorial, modelo tradicional baseado em habilitações e com características tecnicistas é substituído pela formação generalista, com um ensino voltado para a assistência farmacêutica, cujo âmbito abrange todas as áreas da atuação da Farmácia.

Mercado de trabalho

Na contramão da maioria dos setores no Brasil, a indústria farmacêutica apresenta imponente crescimento nos últimos anos e a profissão farmacêutica está entre as profissões da área de saúde mais requisitas nesse novo cenário devido a sua versatilidade de atuação nos mais variados campos de suas habilitações, onde poderá desenvolver, selecionar, manipular, produzir, armazenar e controlar a qualidade de insumos, fármacos, sintéticos, recombinantes e naturais, medicamentos, cosméticos, saneantes e domissaneantes e correlatos, possuindo funções de orientador e/ou supervisor de órgãos de regulamentação e fiscalização do exercício profissional, na parte de gestão de empresas e indústrias relacionadas ao ramo de farmácia, além da assistência farmacêutica em farmácias públicas e privadas. Em Análises Clínicas poderá realizar procedimentos de coleta, interpretação, emissão de laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises clínico-laboratoriais, incluindo os exames hematológicos, citológicos, citopatológicos e histoquímicos, biologia molecular e análises toxicológicas, dentro dos padrões de qualidade e normas de segurança, avaliar a interferência de medicamentos, alimentos e outros nos exames laboratoriais além de setores de gestão e desenvolvimento de sistemas de informações farmacológicas para equipes de saúde, instituições e comunidades. Na área dos Alimentos poderá realizar, interpretar, avaliar, emitir laudos e pareceres e responsabilizar-se tecnicamente por análises de alimentos, alimentos funcionais e nutracêuticos, alimentos de uso enteral e parenteral desde a obtenção das matérias primas até o produto final para o consumidor. Poderá atuar em Instituições de Ensino e Pesquisa, nas mais diversas áreas decorrentes da amplitude de seu conhecimento.

Diferenciais do curso

O Curso tem uma proposta com abordagens que proporcionam uma formação integral do Farmacêutico Generalista, adequado à realidade nacional e regional com foco na prática clínica e na visão empreendedora. Contamos com a Farmácia Escola, Laboratórios Clínicos modernos, Laboratórios de Alimentos e Viveiro de Plantas Medicinais. A estrutura curricular inclui estágios obrigatórios a partir do 3º semestre em Farmácia clínica, Sistema Público, Farmácia comunitária, Farmácia com manipulação, Análises Clínicas e Alimentos, dessa forma, os estudantes podem vivenciar situações práticas da profissão para o desenvolvimento das atividades inerentes à profissão. Nossas disciplinas direcionam suas afinidades profissionais e moldam seu conhecimento nos eixos temáticos de acordo com suas ambições no mercado de trabalho.

Titulação
Bacharel em Farmácia

Turno
Matutino e Noturno

Modalidade
Presencial, Ao Vivo e Digital

Duração
10 semestres

 

Ato Legal
Portaria nº 403, de 25.07.2006