Sobre o Curso

Curso

O curso de Direito do UNIVAG objetiva em linhas gerais propiciar aos seus acadêmicos uma sólida formação profissional que os habilitem a contribuir, por intermédio do Direito, soluções aos problemas da sociedade contemporânea, num ambiente cosmopolita, competitivo e de alta complexidade. A formação perpassa não só as áreas tradicionais do Direito, mas dialoga também com a Sociologia, Economia, Empreendedorismo e outras áreas afins. O bacharel egresso do curso de Direito UNIVAG deverá estar orientado preferentemente para a advocacia, para a formulação de políticas públicas, sem perder de vista a vida acadêmica. Contudo, distintos perfis de egressos também são contemplados, posto que o Curso de Direito   do UNIVAG estabelece grande carga horária de disciplinas obrigatórias e eletivas, atividades complementares, trabalho de curso e práticas reais e simuladas que possibilitam uma formação em outros perfis.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Direito

O perfil desejado do formando do Curso de Direito do UNIVAG comporta uma formação geral, de base humanista, para as carreiras públicas e privadas, revelando-se harmônico com a realidade do Estado, em consonância com o programa de qualidade de ensino que a instituição se compromete a manter com a Educação Superior. Nessa linha, quanto às competências, pretende-se assegurar ao bacharel capacidade de análise e articulação de conceitos e argumentos, de interpretação e valoração dos fenômenos jurídico-sociais, bem como a capacidade para equacionar problemas e buscar soluções em conformidade com as exigências sociais.

Diferenciais do Curso de Direito

• Núcleo de Prática Jurídica (NPJ): o UNIVAG oferece um núcleo amplamente estruturado, com sistema informatizado e professores altamente qualificados (advogados experientes), fazendo com que o aluno do Curso conclua seu estágio com uma preparação em foco. O NPJ possui também um posto avançado no TRT-MT e firmou parceria com o Poder Judiciário que viabilizou a Central de Conciliações em sua unidade no Campus.

• Eixos temáticos: o UNIVAG oferta aos alunos um eixo comum a todas as disciplinas. É o chamado tema transversal, que é definido previamente pelo Núcleo Docente Estruturante (NDE), e que deve estar relacionado a algum dos elementos do eixo temático do Curso: Direito Constitucional, Direitos Humanos e Questão de Gênero. Cada disciplina do semestre deverá trabalhar com o mesmo tema, o que fomenta a interdisciplinaridade.

• Capacitação dos docentes: semestralmente, são realizados cursos de capacitação com os docentes do UNIVAG, tendo como objetivo um aperfeiçoamento e qualificação dos professores em busca das melhores formas de avaliação.

• Ementa do curso: além das disciplinas expostas na matriz curricular, o UNIVAG oferece aos seus alunos a matéria “arbitragem e conciliação”, o que vem sendo amplamente fomentado pelo poder judiciário.

Mercado de Trabalho

O operador do direito cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes no país, organizando as relações entre indivíduos e grupos na sociedade, zelando pelas relações entre os cidadãos, empresas e o poder público. Há duas carreiras distintas: uma autônoma, que é a advocacia, e outra jurídica (advogado público, juiz, promotor de justiça, delegado de polícia, analistas entre outros).

Titulação
Bacharel em Direito

Turno
Matutino e Noturno

Modalidade
Presencial

Duração
10 semestres

 

Ato Legal
Portaria nº 46, de 14.2.2013