Sobre o Curso

Curso

O Curso de Agronomia do UNIVAG foi criado no segundo semestre de 1999 e forma Engenheiros Agrônomos com capacidade técnico-científica e responsabilidade social, aptos a atuar nos diferentes segmentos agrícolas do país.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Agronomia

O Egresso em Agronomia do UNIVAG é um profissional versátil, formado no estado de Mato Grosso que é o maior produtor de grãos e carne do Brasil, com a missão de sempre buscar novas tecnologias que permitam o aumento da produtividade nas lavouras sem deixar de lado os preceitos do desenvolvimento sustentável. Está apto a desenvolver e resolver problemas relativos ao setor agrícola, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.

Diferenciais do curso

Nosso curso oferece as ferramentas e a estrutura necessária para que o aluno desenvolva sua capacidade profissional. Possuímos um corpo docente composto por mestres e doutores atuantes no mercado de trabalho, com nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), com conceito “5”. Além disso, contamos com laboratórios modernos e bem equipados e um campo experimental que possibilitam o contato com atividades práticas desde o primeiro semestre do curso. Como componente curricular, temos o estágio de residência agronômica, onde o aluno deverá estagiar em uma empresa do segmento agrícola de sua preferência, permitindo o seu aprimoramento profissional ainda na graduação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo é amplo e diversificado devido à grande abrangência das áreas de atuação. O Estado de Mato Grosso tem no agronegócio sua base econômica, sendo campeão nacional em valor da produção agrícola. É o maior produtor de soja, milho e algodão, e possui o maior rebanho bovino do país. Além de atuar diretamente junto aos produtores rurais, o Engenheiro Agrônomo poderá trabalhar em empresas e órgãos ligados à fiscalização, pesquisa e extensão, empresas ligadas à transformação e comercialização de produtos agropecuários, à produção e venda de insumos agrícolas e setores tecnológicos diante de um cenário cada vez mais moderno da agricultura e da pecuária.

Titulação
Engenheiro Agrônomo

Turno
Integral e Noturno

Modalidade
Presencial

Duração
Integral: 9 semestres
Noturno: 10 semestres

 

Ato Legal
Portaria nº 952, de 25.11.2008