Sobre o Curso

Curso

O Bacharelado em Enfermagem oferece uma sólida formação teórica, bem equilibrada com práticas de aprendizado profissional, que acontecem em laboratórios específicos e no Sistema Único de Saúde. Os alunos participam de projetos integradores que possibilitam o contato com a realidade da prática profissional em toda sua trajetória acadêmica. O Curso possui um corpo docente qualificado e com forte experiência de ensino e no mercado de trabalho.

Perfil do Egresso em Bacharelado em Enfermagem

O Egresso é capaz de exercer a profissão com competência e excelência na assistência, gerência, gestão e no desenvolvimento da investigação científica, pautados na ética e em observância aos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS). Atua também como promotor da saúde integral do ser humano, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania.

Diferenciais do Curso

O diferencial da formação em Enfermagem no Univag está nas competências que o aluno é estimulado à desenvolver na gestão do cuidado. Sendo assim, mais que preparar enfermeiros tecnicamente competentes para atuarem nos serviços de saúde, busca-se concretizar junto aos alunos a construção de uma visão ampliada sobre integralidade, resolutividade e equidade no cuidado às pessoas e na gerência das unidades de saúde.  Os formandos em enfermagem pelo UNIVAG são qualificados para atender às demandas do cenário atual do mercado de trabalho em saúde.

O curso conta com amplos e equipados laboratórios para o ensino da prática profissional nas diferentes disciplinas específicas da enfermagem, o aluno realiza estágio durante o último ano do curso em Unidades Básicas de Saúde tradicionais e da Estratégia de Saúde da Família, policlínicas e hospitais conveniados, passando pelas clínicas médica, cirúrgica, pediatria, centro cirúrgico, Unidade de Terapia Avançada (UTI) e box de emergência. Desenvolve, assim, as competências para atender crianças, adolescentes, adultos, idosos e mulheres, em diferentes âmbitos de atenção à saúde, alinhando ações de prevenção e promoção e de recuperação.

Mercado de Trabalho

Várias são as perspectivas de trabalho do enfermeiro, a exemplo o Programa de Saúde da Família, o Ministério da Saúde estabelece que toda equipe tenha na composição o profissional enfermeiro.

Todos os estabelecimentos de saúde onde haja atividades de enfermagem deve ter obrigatoriamente enfermeiro para assumir a responsabilidade técnica, tais como hospitais, postos de saúde, serviços de urgência e emergência, tanto para a atuação assistencial como na gestão desses serviços. O mesmo também é preconizado para as escolas de formação de profissionais de enfermagem, garantindo ampla possibilidade de atuação profissional.

Titulação
Bacharel em Enfermagem

Turno
Matutino e Noturno

Modalidade
Presencial

Duração
9 semestres

 

Ato Legal
Portaria nº 664, de 11.05.2009