Cursos Univag Cuiabá

    Design

    O Curso

    O curso prioriza as diversas linguagens do design para soluções criativas, documentação de projetos e empreendedorismo na produção e comercialização de produtos - design do produto - e soluções gráficas e digitais.

    O curso de Design oferecido pelo Univag tem duas linhas de formação específicas: Design Gráfico e Design do Produto e ambos são inovadores e únicos na região. O projeto pedagógico é orientado para as demandas da comunicação criativa, com foco na resolução inovadora dos problemas de uso e comunicação, nas áreas do produto e do design gráfico. Inovador também nas práticas de desenvolvimento de projetos para a comunicação nas mídias sociais – como Facebook e páginas Internet, diferenciando o profissional para atuação em toda região centro-oeste brasileira.

    Diferenciais do Curso de Design de Produto

    • O Curso de Design de Produto do Univag prioriza a interdisciplinaridade entre as áreas do conhecimento, permitindo a realização de projetos experimentais para empresas da região, aproximando a teoria da prática profissional, mantendo a qualidade científica e acadêmica na concepção do projeto do produto para uso corporativo. A graduação em Design de Produto do Univag prepara o aluno para compreender e projetar soluções em design com a visão sistêmica de projeto, com ética e responsabilidade social, atendendo aos parâmetros nacionais e internacionais de qualidade e sustentabilidade.

    • O Curso de Design de Produto Univag se diferencia pelos projetos intersemestrais experimentais, com propostas para que o designer em formação possa compreender e interpretar as exigências e as expectativas de cada cliente e, sobretudo, dos usuários dos objetos em suas necessidades, utilizando pesquisa e investigação de campo para a formulação de propostas criativas e inovadoras.

    • O aluno Univag graduado em Design de Produto utilizará tecnologias contemporâneas na busca por diferenciação em projetos de bens de consumo, dispositivos industriais, soluções para agronegócios e serviços. Para ampliar o campo de atuação do aluno, conteúdos de design estratégico e empreendedorismo (incluindo Design Thinking e outras abordagens), variações na representação gráfica, ergonomia, interfaces, modelagem digital, branding, projeto de produto e do objeto sustentável, dentre outros, formarão a base dos estudos.

    Em sua estrutura física, o curso prevê Laboratório de Informática, Laboratório de Produção de Projetos 3D, Ateliê-oficina de Projetos, Laboratório Multimídia, Estúdio Experimental de Design Integrado.

    Diferenciais do Curso de Design Gráfico

    • O Curso de Design Gráfico do Univag valoriza a criatividade do aluno, propondo a interdisciplinaridade, das belas artes à realização de projetos digitais, permitindo a realização de portfólio experimental orientado para as necessidades das empresas. Durante o curso, as atividades de resolução de problemas de comunicação e identidade visual das marcas, das embalagens dos produtos, rótulos, publicações como páginas na Internet e Facebook, selos comemorativos e materiais para celulares smartphones, aproximam a teoria da prática profissional, mantendo a qualidade científica e acadêmica na concepção do projeto gráfico.

    • A graduação em Design Gráfico do Univag tem ênfase na convergência das linguagens da comunicação audiovisual, e suportes gráficos e digitais, de forma a ampliar o campo de atuação do aluno. No curso o aluno Univag criará e produzirá editoriais corporativos, projetos e manuais de identidade visual, modelos ativos de design de interfaces e usabilidade para aplicativos – celulares smartphone.

    • O projeto do curso de graduação em Design Gráfico do Univag prevê atividades experimentais no programa de formação superior inovadora, visando formar designers criativos e empreendedores para os desafios do século das comunicações e das tecnologias da informação. Em sua estrutura física, o curso prevê Laboratório de Fotografia Digital, Laboratório de Ilustração de Projetos, Ateliê Gráfico, Laboratório Multimídia, Estúdio Experimental de Design Integrado.

    Mercado de trabalho

    O Designer de Produto

    O designer de produto (conhecido também como designer industrial) é um profissional que compreende as necessidades de uso a partir da análise das diversas áreas do conhecimento e distintas realidades. O profissional designer de produto atua nas mais diferentes empresas, buscando inovar na concepção de objetos e equipamentos, desde luminárias decorativas ou para ambientes de produção até veículos e acessórios agrícolas. Há crescente demanda por profissionais desenvolvedores de processos de design, de interfaces e de serviços, integrando as demandas dos setores aos novos processos produtivos de modelagem 3D. É uma das áreas do mercado que mais cresce e que é apontada como uma das profissões mais promissoras do futuro.

    O Designer Gráfico

    O profissional formado em Design Gráfico pelo Univag desenvolverá projetos criativos em múltiplas plataformas, inovando para atender às demandas dos mercados em que exista a necessidade de comunicação, ou seja, praticamente todos. Das editoras e gráficas para a realização dos projetos editoriais ou de embalagens aos modelos (lay out) das interfaces digitais interativas, o Designer Gráfico Univag poderá atuar produzindo design editorial, projetos de sinalização de ambientes internos e externos, manuais de identidade corporativa, na direção de arte nos departamentos de produção e Ilustração, bem como no design de interfaces, incluindo aplicativos e web design. Outras atuações relacionadas às demandas das agências de propaganda, das gráficas e das empresas do setor de serviços (UX Design) também serão dos profissionais formados no Univag.

    Titulação

    Bacharel em Design – Linha de formação em Projeto de Produto

    Bacharel em Design – Linha de formação em Projeto Gráfico

    Oferta - Turno

    Matutino e Noturno

    Duração mínima

    8 semestres

    Ato Legal

    Resolução CAS nº 07/2014, de 27 de outubro de 2014